Serviço
O termo decoração se refere por um lado ao processo e resultado de enfeitar um determinado lugar, como uma casa, um escritório, entre outros, por outro lado, se usa também para designar o conjunto de elementos que enfeitam um ambiente determinado e à disciplina que se encarrega de estudar a melhor forma para combinar estes elementos que mencionávamos.
A decoração, no entanto, nos propõe uma série de possibilidades para alegrar, ordenar e organizar o interior do nosso lar ou espaço de trabalho, denominada também como decoração de interiores e é uma das atividades mais habituais de profissionais capacitados que nos auxiliam, já que pouco entendemos sobre o tema, para que consigamos a melhor forma do meio que habitamos, então, para que o consigam, farão uso de determinados elementos, como a aplicação de normas vinculadas ao desenho, técnicas funcionais, ambientais, psicossociais e sensoriais, entre outras ferramentas.
Isto é, basicamente, a tarefa que fará o decorador de interiores que é manipular o volume espacial para dar ao lugar um tratamento superficial e encontrar o melhor aproveitamento do espaço que se tem.
Bem como ao arquiteto que se lhe destina à construção da casa, obviamente sempre respeitando e partindo das especificações de espaço que lhe damos e com as quais quereremos contar em casa, uma vez concretizada, entrará em ação o decorador de interiores para que lhe de uma identidade à mesma, também partindo de nossos gostos estéticos ou demandas tendo muito em conta os aspectos que fazem à funcionalidade do nosso espaço.
Uma vez que fique claro o que mencionamos ao final do parágrafo anterior, o decorador estará pronto para começar o seu trabalho, o primeiro que fará é planificar a distribuição do espaço interior e o equipamento que será instalado, que ficará sujeito ao seu critério, mas também dependerá dos gostos e preferências do cliente. Seu trabalho será aconselhar sobre o melhor estilo de móveis que combinam com o lugar em questão, o tipo de tapeçaria a ser utilizada, pintura, quadros, tapetes, cortinas e os objetos decorativos que obviamente estarão em estreita relação com o estilo que se escolha.
A metodologia que tradicionalmente utilizam os decoradores para moldar as ideias aos seus clientes é a elaboração de esquemas e desenhos.
Aquelas pessoas que desenvolvem esta tarefa podem se focar ou se especializar em diferentes disciplinas do desenho de interiores como o desenho residencial, comercial, institucional, entre outros.
Quer ajuda do nosso arquiteto?
Preencha o formulário abaixo e escolha a undiade mais próxima de você que nosso arquiteto entrará em contato.
Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção.
O design de interiores é uma técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes internos (cômodos de casas, escritórios, palácios etc.). Consiste na arte de planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir.
A iluminação solar, também conhecida como iluminação natural, sempre fez parte do dia a dia do ser humano, tanto para ditar o ritmo de vida (ciclos circadianos) quanto para estabelecer o conceito de tempo para a sociedade. No entanto, há cerca de dois séculos, a presença da iluminação artificial substituiu as grandes janelas e espaços abertos, tendo como alternativa o uso de lâmpadas em tempo integral.
O Paisagismo vai muito além da criação de jardins e praças, trata-se de uma técnica bastante específica voltada também para a elaboração de projetos de criação ou substituição de espaços afetados por construções desordenadas.
Qual a sua cor preferida? Azul, verde, amarelo, rosa? Saiba que, muito além das preferências, as cores podem desencadear vários sentimentos, e não é por acaso que existem estudos sobre seus efeitos. A cromoterapia, por exemplo, utiliza-se das cores para tratar diversos males.
©2024 - Ideiad Arquiteto. Todos os direitos reservados
contato@ideiadarquiteto.com.br